Módulo VI: POR UMA EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE

Reflexão sobre as múltiplas dimensões da cultura infantil. Busca compreensão mais ampla e sensível do universo da criança a partir de uma experiência renovada de brincar.


Coordenadora: Maria Amélia Pereira (Péo);
Realizado nos dias 16, 17 e 18 de Outubro de 2015;

No Espaço Atená (Rua Elpidio da Rocha, 144 - Rio Tavares – Florianópolis/SC);
Participaram: Cika Favel;


Relato: Acreditando na importância da ludicidade no desenvolvimento humano e na transformação social, fazemos das palavras de Péo, durante nossa vivência, no mês de outubro, as nossas, quando ela diz que, “o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar surgem a partir da linguagem do brincar.” Isto é encantador! 

E nos leva a resgatar a nossa própria vida. Nos faz pensar sobre a infância que vivemos, as brincadeiras que mais gostávamos, os cheiros e sabores que nos faziam sorrir. Nos leva a um universo da imaginação, onde tudo acontecia por meio do brincar e, assim, descobria-se o mundo. 

Os três dias de encontros do módulo seis nos convidaram, pessoas adultas, a brincar e a preencher a vida de alegria. A verdade é que a infância nunca nos abandona, porém necessitamos abrir nossos canais de conexão e escutá-la, buscando maneiras de vivenciá-la, mesmo em meio ao cotidiano e aos inúmeros compromissos e responsabilidade que a maturidade nos determina. Necessitamos do brincar, pois essa é a manifestação mais genuína que podemos viver.

Por Cika Favel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário