Oficinas-Compartilhamento

Nas duas oficinas de compartilhamento buscamos explorar o ser brincante a partir do desafio da criação e da experimentação no jogo e na música, como instrumentos da expressão popular e da arte-educação. Nesse sentido, a linguagem do brincar estabeleceu um espaço de saberes, recriações da tradição popular, estabelecendo a importância de sua diversidade.

Na primeira experiência realizada no dia 13 de outubro de 2015 com os alunos da Escola Livre de Música – Núcleo Centro contextualizamos a trajetória e pesquisa desenvolvida dentro do Coletivo a partir das manifestações e folguedos populares, com o foco de apresentar aos educandos as músicas da nossa brincadeira: "Ioré". Proporcionando aos participantes fundirem-se na apresentação do espetáculo-brincante realizada na semana seguinte, no dia 20 de outubro no Célula ShowCase no bairro João Paulo.


A segunda oficina foi realizada no Campus Florianópolis da UFSC em 16 de outubro de 2015 com as crianças do Assentamento José Maria da cidade de Abelardo Luz, que participavam do 9º Encontro Estadual dos Sem Terrinha. Através de jogos de musicalização, brincadeira tradicionais da infância e cantos populares chegamos na apresentação do repertório musical do espetáculo-brincante "IORÉ", apresentado no dia anterior no mesmo evento.


Fotos: Coletivo Peabiru Teatro


Nenhum comentário:

Postar um comentário